Monday, December 23, 2013

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES INTERÉTNICAS





Ao se trabalhar a questão de etnias em sala de aula, deve-se lembrar de toda a trajetória histórica dessa questão no campo da educação. Pois esta foi excludente tanto no acesso de diferentes etnias, como também no estudo das mesmas pelos alunos. É interessante trabalhar sobre a perspectiva traçada por Bourdieu, pois este apresenta que a exclusão cultural também é uma forma de violência, e disso os educadores devem ter consciência em sala de aula, para não continuar reproduzindo um discurso excludente.
A escola torna-se assim um espaço propício para a quebra de paradigmas sociais, pois os alunos trazem consigo todos os estigmas sociais e também o preconceito imposto pela sociedade e suas famílias. Com isto o professor pode romper essa barreira, com uma ação educativa a qual carregue consigo conteúdos que desconstruam as práticas sociais as quais os alunos estão acostumados a executarem. Gerando assim uma reflexão dos mesmos em suas práticas e também na compreensão das práticas da sociedade.
       O professor deve ir além do que está nos livros didáticos, deve sim é pesquisar e buscar materiais que lhe forneçam lastro cultural. Buscando assim o discurso do outro também, dos movimentos de lutas sociais e também as fontes primárias que podem ter uma nova interpretação com este novo olhar do pesquisador. Será um difícil exercício para o profissional, pois a formação multiculturalista é recente na matriz curricular das universidades. Sendo assim o principal fator para esse exercício é a sensibilidade profissional.

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