TEÓRICO
|
PROFISSÃO
|
TRABALHO
|
Max Weber
|
- Vê a
profissão como um dos fatores que contribui para a desigualdade social.
- Exemplo:
O alto custo do estudo da profissão de medicina faz com que as classes mais
baixas tenham maior dificuldade de ingresso na carreira.
|
- Para ele o
trabalho é um método criado para contabilizar o valor do trabalho livre.
|
Émile Durkheim
|
- O grupo
profissional organiza a sociedade por meio do processo de socialização,
repassando os sistemas morais e normas, visando assim a manutenção da ordem
social.
- Exemplo:
O código de ética da medicina faz com que o médico se utilize dele tanto na
vida profissional, quanto social e também privada.
|
- O trabalho
possui as divisões hierárquicas e também um conjunto de direitos e deveres
que também regulam a sociedade. E divisão hierárquica do trabalho também
existe na sociedade de certo modo.
|
Karl Marx
|
- Profissões
estão ligadas as classes sociais e também aos fatores econômicos.
- Exemplo:
O filho de proletariado que ascender à medicina será considerado uma exceção
à regra. Por outro lado, este busca por meio da profissão a ascensão social.
|
- É o ato de
transformar a natureza a favor do homem. Sendo assim um ato inerente à
sobrevivência humana.
|
Sunday, July 7, 2013
Principais teóricos da Sociologia e sua visão sobre trabalho e profissão.
Wednesday, July 3, 2013
Telefone sem fio.
Toda essa movimentação das manifestações nas ruas do Brasil parece que o governo com as decisões que vêm tomando não está escutando e compreendendo bem as vontades do povo. Parece que brincam de telefone sem fio, um vê a manifestação repassa para outro, que acha outra coisa e vai repassando assim até chegar aos ouvidos dos mandatários. Até chegar a mensagem na devida pessoa, as interpretações foram diversas, totalmente diferentes do que está sendo clamado pela população.
Tuesday, July 2, 2013
O fascínio das pirâmides financeiras.
Desde que me conheço por gente, vejo pessoas querendo ganhar dinheiro fácil e se metendo nesse antigo golpe. Vale frisar que esse tipo de golpe a vítima, é vítima da sua própria ganância de não querer enxergar o óbvio. E o óbvio é que dinheiro se faz com a produção de algo concreto que compre e venda ou de uma prestação de serviço. Isto é, se não for desta forma algo de errado existe, pois a roda da economia gira assim.
Mas a aderência de pessoas nessas famosas pirâmides é grande, e agora na era da internet, com a informação ao alcance de todos, ainda têm gente que não enxerga isso. Nota-se que as pessoas não pesquisam antes de colocarem seus ovos de ouro nessas armadilhas. A facilidade de acesso a informação por vezes parece que joga a favor dessas redes, que utilizam as redes sociais para aliciaram novos adeptos.
Chama a atenção que o público-alvo, não possui uma faixa etária específica e tampouco classe social. É interessante ver quando a pessoa adere a isso, ela começa a se vestir melhor a se arrumar mais, buscando passar uma imagem de pessoa bem sucedida. Mesmo que ainda não tenha ganho um tostão desde a sua adesão, é isso que ocorre.
Essa movimentação toda é muito interessante, pois se você for um bom observador notará as características de que eu falei. Até a conversa da pessoa muda, parece que tudo gira entorno da tal pirâmide. E que a solução do universo é essa. Devemos ficar espertos, pois a maior armadilha disso tudo está em nós mesmos, a ganância e a preguiça.
Simples reflexão...
Os meios de comunicação em massa estão aí, concorrendo abertamente com o professor que está em sala de aula. Acontece que muitos professores, independente de sua formação, não conseguem transpor essa barreira entre a escola e o que se passa na sociedade. Pois as aulas estão ficando desinteressantes aos alunos, o conhecimento está cada vez mais descontextualizado com a realidade do educando. O professor é a peça fundamental para essa transposição da escola para a sociedade.
Existe desmotivação por parte de alunos e também de professores, mas deve-se lembrar que o professor deve responder aos anseios da sociedade, visto que a escola está para a formação de membros da sociedade. Se queremos e lutamos por transformação social, esta deve se iniciar no seio da escola. Pois é lá que os alunos podem errar sem medo, que os professores podem pôr em prática as teorias aprendidas ao longo de sua formação.
A escola deveria ser levada mais a sério pela sociedade, pois se ela fosse sólida de fato a sociedade desfrutaria hoje de uma melhora na qualidade de vida. Não podemos esperar que só o governo tome conta da escola, devemos nos lembrar também que temos a nossa parcela de participação em todas as instâncias governamentais e devemos fazer valer.
Um outro ponto a recordar é de que a escola é um organismo vivo que está recebendo o tratamento de algo estático. Os alunos completam os seus estudos e poucas mudanças estes presenciam do momento que entram ao momento que se formam na mesma. Ao passo que eles mudam, e como mudam. O abandono até mesmo físico da escola pública um ponto a se pensar, pois na escola privada todo ano o dono sempre faz alguma reforma visível aos olhos dos alunos, que sempre que retornam das férias chegam esperando alguma novidade e encontram.
É assim também com o professor o mesmo quer encontrar algo novo na escola que o motive, mas tudo está igual ou pior salvo algumas exceções. Mas e a sociedade, está buscando essa mudança na escola? Se soubessem que uma educação básica bem robusta seria a solução algumas mazelas sociais. Mas enfim, está cômodo como está, pois não há movimentos fortemente expressivos para essa mudança estrutural da educação.