Os meios de comunicação em massa estão aí, concorrendo abertamente com o professor que está em sala de aula. Acontece que muitos professores, independente de sua formação, não conseguem transpor essa barreira entre a escola e o que se passa na sociedade. Pois as aulas estão ficando desinteressantes aos alunos, o conhecimento está cada vez mais descontextualizado com a realidade do educando. O professor é a peça fundamental para essa transposição da escola para a sociedade.
Existe desmotivação por parte de alunos e também de professores, mas deve-se lembrar que o professor deve responder aos anseios da sociedade, visto que a escola está para a formação de membros da sociedade. Se queremos e lutamos por transformação social, esta deve se iniciar no seio da escola. Pois é lá que os alunos podem errar sem medo, que os professores podem pôr em prática as teorias aprendidas ao longo de sua formação.
A escola deveria ser levada mais a sério pela sociedade, pois se ela fosse sólida de fato a sociedade desfrutaria hoje de uma melhora na qualidade de vida. Não podemos esperar que só o governo tome conta da escola, devemos nos lembrar também que temos a nossa parcela de participação em todas as instâncias governamentais e devemos fazer valer.
Um outro ponto a recordar é de que a escola é um organismo vivo que está recebendo o tratamento de algo estático. Os alunos completam os seus estudos e poucas mudanças estes presenciam do momento que entram ao momento que se formam na mesma. Ao passo que eles mudam, e como mudam. O abandono até mesmo físico da escola pública um ponto a se pensar, pois na escola privada todo ano o dono sempre faz alguma reforma visível aos olhos dos alunos, que sempre que retornam das férias chegam esperando alguma novidade e encontram.
É assim também com o professor o mesmo quer encontrar algo novo na escola que o motive, mas tudo está igual ou pior salvo algumas exceções. Mas e a sociedade, está buscando essa mudança na escola? Se soubessem que uma educação básica bem robusta seria a solução algumas mazelas sociais. Mas enfim, está cômodo como está, pois não há movimentos fortemente expressivos para essa mudança estrutural da educação.
Tuesday, July 2, 2013
Simples reflexão...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment