Sunday, June 16, 2013

O uso consciente de obras intelectuais e artísticas.

       A pesquisa escolar exigida por muitos professores, sempre teve como função reforçar e complementar as informações passadas pelo mesmo em sala de aula. Antes do advento e da popularização da internet, essas pesquisas eram feitas em sua maioria nas bibliotecas com o uso de livros e enciclopédias e é sabido do vício que muitos alunos tinham de copiar tal qual como o livro. O que acontece atualmente é que o aluno não tem mais o trabalho braçal de copiar de modo manuscrito o objeto de pesquisa, ele apenas busca na internet nem ao menos lê o que está escrito copia o texto com apenas um click e cola o mesmo texto com outro click no editor de texto. O único trabalho é fazer a capa e formatar nos padrões do professor
       O que pode ser uma alternativa é o professor inovar na pesquisa, isto é refinar a pesquisa e colocar em jogo o trabalho do aluno. Mas como fazer isso sem cair na questão do plágio ou da chatice? Simples mesclando elementos artísticos e científicos no mesmo trabalho, fazer uma paródia musical sobre a temática, é difícil o aluno encontrar uma paródia musical do tema trabalhado, claro que não impossível. Mas ele se sente obrigado a produzir e também se sente motivado a criar. Acredito que essa possa ser uma solução plausível e claro trabalhar duramente a questão da propriedade intelectual e do plágio como crime.

No comments:

Post a Comment