A pesquisa escolar exigida por
muitos professores, sempre teve como função reforçar e complementar as
informações passadas pelo mesmo em sala de aula. Antes do advento e da
popularização da internet, essas pesquisas eram feitas em sua maioria nas
bibliotecas com o uso de livros e enciclopédias e é sabido do vício que muitos
alunos tinham de copiar tal qual como o livro. O que acontece atualmente é que
o aluno não tem mais o trabalho braçal de copiar de modo manuscrito o objeto de
pesquisa, ele apenas busca na internet nem ao menos lê o que está escrito copia
o texto com apenas um click e cola o mesmo texto com outro click no editor de
texto. O único trabalho é fazer a capa e formatar nos padrões do professor
O que pode ser uma alternativa é o
professor inovar na pesquisa, isto é refinar a pesquisa e colocar em jogo o
trabalho do aluno. Mas como fazer isso sem cair na questão do plágio ou da
chatice? Simples mesclando elementos artísticos e científicos no mesmo
trabalho, fazer uma paródia musical sobre a temática, é difícil o aluno
encontrar uma paródia musical do tema trabalhado, claro que não impossível. Mas
ele se sente obrigado a produzir e também se sente motivado a criar. Acredito
que essa possa ser uma solução plausível e claro trabalhar duramente a questão
da propriedade intelectual e do plágio como crime.
No comments:
Post a Comment