Muito se discute sobre o mote das manifestações que estão ocorrendo no Brasil, acho interessante quando alguns dizem que é somente por vinte centavos todo esse estardalhaço. Mas historicamente no Brasil as revoltas e as revoluções têm como estopim algo simbólico mesmo, algo que parece irrisório se olhado separadamente e fora do contexto da época.
Como muitos bradam, não são apenas vinte centavos na tarifa de ônibus coletivo. São anos e anos vendo a divulgação na mídia de investigações sobre a corrupção que quando chega a hora H de prender os malfeitores, nada é feito. O senso de justiça no país está abalado, não é a escola que está em crise, mas sim a sociedade. Pois a escola ensina um mundo ideal ao aluno, quando este parte para a vida adulta vê que a roda não gira como a teoria explica, mas sim como os governantes querem.
É importante de se destacar nesse movimento, que a juventude se uniu por meio das redes sociais. Esse foi o seu mecanismo de organização, o qual é muito maior que um governo (espero que não haja censura). É interessante de se ver que muitos dos jovens temem algo que conviveram muito pouco, a inflação, mas sabem da sua capacidade de destruição do poder aquisitivo familiar.
Enfim, é válido e legítimo sim esse movimento. Sempre reclamamos da inércia social dos jovens, agora que estão tendo uma atitude para mobilização social, vamos reclamar. Por favor, parem de hipocrisia, sejamos realistas, temos muitos nós na garganta que foram tirados para fora ontem. É fundamental que não caia tudo isso no esquecimento no próximo ano, que é eleitoral.
No comments:
Post a Comment